Sentido da abertura de portas e janelas
Para aplicação de alguns modelos de dobradiças e fechaduras existe a necessidade de se definir previamente em função do movimento de abertura da porta ou janela se as dobradiças a aplicar são DIREITAS (D) ou ESQUERDAS (E), pelo que, deve-se ter em atenção os dois esquemas abaixo indicados.
Definição Tradicional: A utilizada normalmente no mercado português. Define-se tendo em atenção o movimento de abertura, ao empurrar a porta ou no sentido dos ponteiros do relógio consideram-se Direitas e no sentido contrário aos ponteiros do relógio Esquerdas.
Definição pelas Normas EN 1935 / EN 12519 / DIN 107: Estas normas definem que as portas ou janelas com abertura no sentido dos ponteiros do relógio são Esquerdas e no sentido contrário dos ponteiros do relógio são Direitas ou consoante o lado em que estão colocadas as dobradiças, tendo em consideração o movimento de abertura ao puxar a porta.
Tendo em consideração a definição estabelecida no mercado pelos diversos agentes do sector, na generalidade das nossas dobradiças utiliza-se a definição TRADICIONAL. Nos modelos em que se aplicam as normas EN 1935 / EN 12519 / DIN 107, os mesmos encontram-se especificamente indicados.
Se tiver alguma dúvida fale connosco, estamos sempre aqui para ajudar!
- handlie com
Comentários 0