Como aplicar e manter as suas ferragens

RSS
Como aplicar e manter as suas ferragens

Para manter as ferragens em sua casa em bom estado e para que consigam ser preservadas durante muitos anos, gostaríamos de lhe apresentar algumas informações sobre como deve fazer a sua aplicação, manutenção e conservação. 

Para ferragens em aço inox

Por regra, nas nossas ferragens em aço Inox é utilizado o Inox AISI 304. Algumas das peças poderão também ser fornecidas em Inox AISI 316.
O acabamento predominante é em Inox Satinado (escovado) e alguns modelos em  Inox Polido. 

A liga de aço inoxidável AISI 304 (também designada por Inox 18.8), pela sua constituição - Liga Aço Cromo Níquel - é a que mais se adapta ao fabrico de ferragens para a construção e mobiliário, pois para além das suas características anti-corrosivas e assépticas apresenta também uma superior resistência mecânica.

A liga designada por AISI 316, apresenta uma resistência superior, sendo utilizada em situações específicas quando a aplicação é efectuada em locais com condições extremamente adversas.

A liga de Inox AISI 430, também utilizada no fabrico de alguma ferragem, contém composição ferrítica, pelo que a sua aplicação deve ter em conta esse facto.

Não obstante a superior resistência do aço Inox AISI 304 e 316, para que a peça se mantenha com uma aparência atraente é de todo o interesse que se observem os seguintes cuidados:

  • Devem-se aplicar as ferragens depois de finalizada a obra, nomeadamente depois das pinturas e do tratamento / envernizamento das madeiras.
  • Após a aplicação da ferragem não devem ser utilizadas substâncias ácidas ou que contenham solventes na limpeza dos pisos ou em outras partes da construção, pois a vaporização destes produtos pode provocar danos.
  • Para limpeza não deve utilizar em caso algum esponjas de aço ou lã de vidro pois podem depositar resíduos que formarão posteriormente pontos de corrosão.
  • Utilize panos ou esponjas de nylon humedecidos com água. Limpe depois com um pano seco e macio.
  • A superfície dos artigos em aço Inox 304 ou 316 é susceptível de ser atacada, levando ao eventual aparecimento de "manchas vermelhas / castanhas" se frequentemente submetida a agentes químicos, ar marinho, chuvas ou outros agentes externos. Estas manchas deverão ser evitadas com os cuidados na aplicação e com a manutenção / limpeza regular.
  • Em situações em que se verifique a necessidade de uma limpeza mais profunda utilizar produtos adequados. Nestes casos agradecemos a vossa consulta pois disponibilizamos produtos para limpeza, manutenção, reparação e proteção do Inox

Ferragens em Latão, Alumínio ou Zamac

Para protecção contra a corrosão, a maioria dos acabamentos destas peças são revestidas com uma camada protectora de verniz ou laca aplicadas por processos electroforéticos, concedendo-lhes uma elevada resistência à abrasão e ao nevoeiro salino. Para manter a aparência inicial é extremamente importante que não se danifique a camada protectora, pelo que, devem-se observar os seguintes cuidados:

  • Devem-se aplicar as ferragens depois de finalizada a obra, nomeadamente depois das pinturas e do tratamento / envernizamento das madeiras. Os produtos químicos para retirar marcas de tinta ou verniz não devem de forma alguma ser utilizados pois danificam a camada protectora provocando a rápida oxidação da peça.
  • Não devem ser utilizadas substâncias ácidas ou que contenham solventes na limpeza dos pisos ou em outras partes da construção, pois a simples vaporização dos mesmos podem provocar danos na camada protectora.
  • Para limpeza deve utilizar apenas panos macios e secos ou levemente humedecidos em água limpa.

Manutenção das dobradiças

Recomenda-se uma inspecção e manutenção regular das dobradiças (duas vezes por ano), especialmente em dobradiças montadas em portas de evacuação, de forma a que se possa assegurar um correcto funcionamento do dispositivo de emergência / anti-pânico.

A manutenção deve incluir a lubrificação adequada e a verificação das fixações das dobradiças. As dobradiças aplicadas em portas exteriores requerem inspecções mais frequentes devido ao aumento de eventuais possibilidades de corrosão.

Para as dobradiças em Inox disponibilizamos produtos adequados para manutenção / limpeza de eventuais pontos de corrosão.

Se tiver alguma dúvida fale connosco, estamos sempre aqui para ajudar! 

Próximo post

  • handlie com
Comentários 0
Deixe um comentário
Seu Nome:*
Endereço Email:*
Mensagem: *

Atenção: comentários irão ser aprovados antes de serem publicados

* Campos obrigatórios